domingo, 28 de abril de 2013

Saindo da Matrix

Boa tarde pessoas!
O objetivo do post não é te tirar da Matrix (quem dera, quanta arrogância, rs), mas sim mostrar um pouco mais do nosso sistema sócio-econômico atual, ou pelo menos, observar de um jeito diferente as coisas que nos rodeiam. Acho que todos nós vivemos diariamente enganados, engajados em nossa rotina, procurando um infinito aprimoramento pessoal (e individual), procuramos por padrões de beleza inalcançáveis e estabilidade financeira, uma vida de utopia, vivida por figurões, astros e estrelas do cinema.



Não sou nenhum perito, mestre no assunto ou dono da verdade. Neste post fica apenas meu ponto de vista do atual sistema:

"A sociedade capitalista se apresenta como sociedade do ESPETÁCULO, importa mais que tudo a imagem, a aparência, a exibição.
[...] A aparência se impõe à existência, parecer é mais importante do que ser
"
Jacob Gorender




Hoje em dia o mundo conta com 7 bilhões de habitantes, sendo a Ásia com 4 bi, África com 840 mi, Europa com 710 mi, América do Norte 514 mi, América do sul com 371 mi e Oceania com 60mi. Infelizmente, desses 7 bi, 2,3 bi (1/3 da população mundial) passa fome e 1 bi (1/7 da população mundial) vive na miséria total, acorda com fome, dorme com fome e morre com fome. Infelizmente também, 80% da economia (dinheiro) mundial está detida nas mãos de 5% da população.
Um dado mais aterrorizante é: O PIB dos 48 países mais pobres do mundo é menor que o das 3 pessoas mais ricas do mundo.




Um dos maiores problemas é que NÓS, os cidadãos desse mundo, a massa de pessoas, vulgo GADO, não percebemos os grandes problemas mundiais como a fome e a desigualdade social. Isso ocorre porque vivemos em uma sociedade "pão e circo" (bolsa família e futebol/ novela). Estamos constantemente sendo enganados e distraídos pela mídia, nosso foco está em coisas fúteis e banais, pois assim nos tornamos seguidores de vosso desejo e não nos rebelamos às injustiças.



Segue meu questionamento, como pode alguém ver um mendigo MORRENDO de fome e preferir gastar R$120,00 em uma camiseta Hollister? Não acho que o ser humano seja tão mau! Acho apenas que estamos distraídos de nosso caminho e vivemos com medo.





Não vou entrar a fundo nessa questão, pois ela é infinita. Pra não ficar muito cansativo resumirei alguns assuntos em tópicos.



___________________________

ECONOMIA
Vivemos e presenciamos a maior e mais bem esquematizada máfia da história. Os bancos financiam, recebem e trocam poder com as maiores empresas e companhias do mundo: extração de petróleo, tele-comunicação, televisão, remédios farmacêuticos, (agro)tóxicos, armas, política e etc.Basicamente os poderosos extraem da terra, transformam em produto, escolhem o valor comercial e você, cidadão, diariamente paga o preço dessas decisões.


MÍDIA
A mídia é uma das principais armas de quem está no poder. É por aí que, por meio de programas familiares, como futebol, novelas, filmes, séries e propagandas, eles te deixam claro quais as marcas e produtos você deve consumir pra ter uma vida de sucesso.Você, comprando os produtos televisionados, só ajuda a financiar quem está no poder, a ter mais poder ainda.



POLÍTICA
O político eleito quase nunca é quem tem as melhores propostas. O político normalmente eleito é quem tem mais dinheiro pra investir em campanha (propagandas na TV, panfletos, outdoors, publicidade e publicidade).
Dessa forma, eles dão mais poder a quem já tem muito poder.Normalmente uma grande empresa, como a Shell, a TIM, ou um grupo de empresas financia essa campanha. O político no poder, não passará de um fantoche, que criará e aprovará leis que financiem as mesmas.



SAÚDE
Hoje em dia tudo é motivo pra remédio, dor de cabeça, falta de fome, tontura, dor de barriga, depressão e até mesmo falta de ereção! Mas que que adianta tomar um remédio pra cabeça e a barriga doer? A quantia de possíveis efeitos colaterais é gigantesca, leia a bula pra ver! Toma uma aspirina e tem 22 possíveis efeitos colaterais.A maior indústria farmacêutica, a Pfizer gera U$D 68 bilhões ao ano. Muito né? O índice de vendas de anti-depressivos subiu em 48% nos últimos 5 anos e estima-se que 32% da população de países desenvolvidos faça uso regular dos mesmos (de forma legal, vendida com receita).É sério? Vocês realmente acham que 1/3 da população (e vem crescendo!) de humanos precise de um remédio a base de petróleo, fluoreto e outros químicos para ser "feliz"? Para onde o dinheiro dessas vendas vai? Quem está ganhando com isso? Realimenta o mesmo ciclo de poderosos.



EDUCAÇÃO
Que a educação pública do Brasil é uma vergonha todos já sabem. Que o Brasil gasta bilhões com a Copa do Mundo e não tem nada para investir em professores, nem em merenda escolar, todo mundo já sabe. Mas fora o dinheiro que é economizado e investido em "outras áreas" com isso, quem ganharia com uma população mal educada? Um povo sem educação come o que lhe é entregue, vota em quem dá mais migalhas e faz menos alarde, vive perante o que a TV fala, não questiona, não reclama, não revoluciona, só obedece.



ALIMENTAÇÃO E DIVISÃO DE TERRAS
Hoje o mundo produz alimento pra sustentar 2 planetas terras, mesmo assim, 1/3 da população passa fome. Isso porque a produção familiar é muito pequena. As grandes produções estão nas mãos de poucos. Esses poucos, visam o lucro, logo, exportam, invés de fracionar.
Todo esse nosso alimento é feito nos padrões determinado por ELES. Ele é fertilizado em massa por agroTÓXICOS nocivos a saúde ("fanáticos" dizem que propositalmente tóxico). Pois é a única forma de os produzir em larga escala.Outro grande problema é o desmatamento de terras e água consumida para o plantio, principalmente devido ao consumo excessivo de carne. Um dos maiores motivos do desmatamento da amazônia é o gado, ou seu alimento (soja). 1kg de carne consome 3x mais terreno e 7x mais água do que 1kg de vegetal (sem contar o que é gasto na ração do boi).



ESTÉTICA
A raça humana é linda, possui infinitas possibilidades de belezas, de todos os tipos e raças, formas e tamanhos, formando os seres mais exóticos e interessantes.Mas parece que não querem investir na beleza natural, na força e confiança do indivíduo, por isso foram criados padrões beleza (aqueles que você vê todo dia na novela ou em revistas). Eles são uma monocultura que fazem os mais diversos tipos de humanos quererem e sofrerem para parecer uma coisa só, a famosa loira, branca, de olhos azuis, por exemplo.Querer ser uma coisa que você não é, e não ser (pois normalmente são objetivos artificiais e inalcançáveis para o humano natural) te fazem perder a confiança em ti e te fazem gastar $$$ para tentar ser o que não é. Não importa se com roupas de marca ou com produtos de "beleza". Você vai gastar muito tentando ser aquele modelo. Modelo criado pra gerar lucro e pra te controlar, só.



De mensagem final, peço que fiquemos mais atentos ao que nos rodeia, prestemos atenção aonde nosso esforço e suor vão parar no fim do mês. Prestemos atenção com o que ELES fazem com nosso dinheiro. Prestemos atenção com o que NÓS fazemos com nosso dinheiro e a quem nós financiamos.

No mais é isso... Não sejam enganados à toa. Nem mesmo acreditem no que eu disse, pesquisem por vocês, pois informação e conhecimento é tudo.



FIQUEM EM PAZ! :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário